
“Pois quanto o céu se alteia acima da terra, assim é grande a Sua misericórdia para com os que O temem. Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões.” Salmo 103:11-12
Deus conhece nossas limitações. Afinal, foi Ele quem nos criou. Ele sabe da nossa condição de miserabilidade e como somos fracos. Mas o fato de Ele saber que somos pecadores não faz dEle o culpado disso. Nós somos os culpados porque desobedecemos a Ele, caímos desde o início em Adão e Eva e todos os dias continuamos lutando contra nossa natureza pecaminosa. No entanto, os versículos acima revelam dois atributos, ou podemos chamar de competências, que somente o Senhor Deus possui: a misericórdia e a justificação. Somente por causa delas é que não somos fulminados instantaneamente por sermos pecadores e Deus ser santo. O versículo 14 diz que Ele sabe que somos pó, e os versículos 17 e 18 nos trazem o conforto de que, mesmo sendo miseráveis, Ele nos concede com Sua misericórdia.
E então, o versículo 19 diz: “Nos céus, estabeleceu o Senhor o Seu trono, e o Seu Reino domina sobre tudo.” O Senhor não está alheio aos nossos sofrimentos e a nossa condição fraca e miserável. Ele quer nos coroar de bondade e compaixão e quer demonstrar Sua misericórdia conosco em meio às frustrações e dificuldades que servem para moldar nosso caráter e nos levar pra mais perto dEle.
Perdoados e justificados em Cristo Jesus unicamente por Sua graça, prosseguimos para o alvo, confiando no amor de Deus e obedecendo aos Seus preceitos que são todos retos e justos!